Translate

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Parlamento da Coreia do Norte designa Pak Pong-ju como primeiro-ministro


Seul, 1 abr (EFE).- A Assembleia Popular Suprema (Parlamento) da Coreia do Norte designou nesta segunda-feira, em uma sessão plenária, Pak Pong-ju como novo chefe do Governo, líder que já ocupou este cargo entre 2003 e 2007, informou a agência estatal "KCNA".
Pak, de 74 anos, é um especialista em economia que após o primeiro mandato, desapareceu da esfera pública norte-coreana durante três anos para retornar em 2010.
Na Assembleia Popular Suprema do país, que apenas reúne-se uma ou duas vezes por ano, os parlamentares norte-coreanos confirmaram a estratégia nacional anunciada ontem pelo líder, Kim Jong-un, de potencializar o crescimento econômico e impulsionar o desenvolvimento de armas nucleares.
Os meios de imprensa norte-coreanos informaram também a nomeação como ministro de Segurança de Choi Bu-il, homem de confiança de Kim Jong-un, em um movimento que indica a determinação do jovem líder de seguir consolidando sua liderança.
Embora a nomeação de Choi à frente do Ministério encarregado dos serviços nacionais de segurança da Coreia do Norte tenha acontecido em fevereiro, não foi revelada até hoje pelo jornal "Rodong", habitual porta-voz do regime norte-coreano.
A Assembleia Popular Suprema da Coreia do Norte é celebrada em meio a uma forte tensão na Península da Coreia, após as incessantes e quase diárias ameaças do regime norte-coreano contra Seul e Washington.
Durante os últimos dias, a Coreia do Norte anunciou que entrava em "estado de guerra" contra Seul e que apostará em ampliar sua arsenal de armas nucleares.
Por sua vez, a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, prometeu hoje uma "dura resposta" a um eventual ataque norte-coreano, enquanto os EUA anunciaram o envio de aviões de combate para Coreia da Sul, que participarão de manobras militares anuais conjuntas de ambos os países, em curso até finais de abril. EFECoreia do Sul ameaça com represália o Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário